sábado, 16 de abril de 2011

EVENTO DA PÁSCOA NO POLO COM ÊNFASE NO REFORÇO ESCOLAR E NA HUMANIZAÇÃO DAS CRIANÇAS.

2011 - PRIMEIRO SEMESTRE
TODAS AS OFICINAS PARTICIPARAM

Professor Sergio explicando o significado da Páscoa.

Soletrando da Páscoa.

Atiividade de reforço escolar.

















Outras atividades de brincadeiras para o evento.

Palavras cruzadas sobre a Páscoa.



Premiação para os vencedores.








Outras atividades de reforço escolar que fizeram parte do dia da Páscoa, atividades  que envolveram números amarrados  ao tema Páscoa.








Brincadeira tradicional de acertar o rabo do coelho.


Sexta CRE prestigiando o evento.
















































quinta-feira, 7 de abril de 2011

EM BREVE NOVA EXPOSIÇÃO DA OFICINA DE FOTOGRAFIA EM 2011 . NO COMEÇO DE MAIO. TEMA (VALORES MORAIS), DO NOSSO FIO CONDUTOR DESSE ANO.



A EXPOSIÇÃO DA OFICINA DE FOTOGRAFIA  SERÁ REALIZADA  NO POLO.
ANTENOR NASCENTES. 


PARA AS TURMAS DO HORÁRIO DA MANHÃ SERÁ NO DIA 6 DE MAIO DE 2011.
E PARA AS TURMAS DA TARDE NO DIA 10 DE MAIO DE 2011.
NO PRÓPRIO HORÁRIO DE AULA DOS ALUNOS . 


LOCAL: NO HALL DO POLO DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO ANTENOR NASCENTES.
ESPAÇO CULTURAL CÂNDIDO PORTINARI.
VENHAM PARTICIPAR E VER. 


TODOS ESTÃO  CONVIDADOS: 6ª CRE, NUCLEOS DE ARTE, POLOS, PROFESSORES DA REDE ,PROFESSORA IMACULADA DA MÁRIO PIRAGIBE, ALUNOS,PROFESSOR JABIM E FAMÍLIA. E A PRÓPRIA SME .



É uma releitura de Movimentos Neo Impressionista  adotado na arte Moderna.
É a técnica do ponto .

TEMA DA EXPOSIÇÃO 


VALORES MORAIS.

                    TODOS NÓS ENSINAMOS E RECEBEMOS TAIS VALORES  DE DIVERSAS FORMAS, POR ESTE MOTIVO  FIZEMOS UMA EXPOSIÇÃO DE IMAGENS, UTILIZANDO TAMBÉM O PRÓPRIO ALUNO DA OFICINA DE FOTO. 

MATÉRIA TIRADA DA INTERNET. 

REFLITA.




Os Valores Morais e sua Importância na Sociedade









Por: tabata larissa
 Desde o nascimento nos é ensinado o que é certo e errado e a partir disso reproduzimos os valores impostos pela sociedade. Antes de mais nada, valor moral pode ser definido como "respeito à vida", não apenas a vida individual mas sim a vida coletiva, já que vivemos coletivamente, dependendo uns dos outros.
A última pesquisa de IVH (Índice de Valor Humano) mostrou que na opinião dos brasileiros, de forma geral, o que é necessário mudar no Brasil para a qualidade de vida melhorar de verdade é em primeiro lugar, a educação, seguida de política pública, violência, valores morais e emprego. Já no Estado de São Paulo houve uma variação em relação à opinião nacional, ficando valores morais em primeiro lugar.
De qualquer modo, a discussão sobre os valores morais se mantém em posição de destaque, visto que a sua compreensão é deveras importante para o bom funcionamento da sociedadde como um todo. Mas como e quando ficou definido o que é correto e o que é considerado errado do ponto de vista social? Tanto religião quanto o livre arbítrio do homem se relacionam com a construção dos ideais de ética e moral, sendo que estes são passados de geração para geração, numa linha perpétua de integração em nossa sociedade. A religião oferece ao homem os pilares necessários para a interpretação sobre a distinção entre o certo e o errado, e ao homem cabe o livre-arbítrio e bom senso para " moldar" estes pilares de acordo com as necessidades coletivas.
Mas por que os valores morais são tão importantes na sociedade? Ora, eles são os responsáveis pela manutenção da ordem entre as pessoas, sendo inclusive ensinados desde o berço. É fácil imaginar em que situação o mundo se encontraria atualmente caso o homem ignorasse as leis formuladas a partir dos conceitos de ética e moralidade. É certo que o homem possui o direito de ter sua liberdade de expressão e escolha, porém tudo é passivo de limites. Caso contrário, diante de quaisquer adversidades que surgissem em nosso caminho, retornaríamos ao nosso estado primitivo e resolveríamos todos os problemas de maneira antiquada, desprovida de ética e moral, como fazem os criminosos, notadamente não seguidores dos valores morais.
Em síntese, valor moral além de ser um instrumento indispensável para o bom funcionamento da sociedade e integração dos indivíduos nela, também significa respeito à vida. À nossa vida e à vida das pessoas ao nosso redor.


ESCREVENDO SOBRE O ASSUNTO PONTO

Tirado da internet 

Escola Comunitária de Campinas. 

segunda-feira, 3 de maio de 2010


O PONTO NA ARTE - 6ªA

Artes Visuais - Magaly Farias – 05/2010
Atividade realizada com os 6ºs anos no lab. de informática




Ao pressionarmos a ponta do lápis sobre uma folha de papel ou do giz contra um quadro negro, obtemos pontos de diferentes tamanhos, conforme a espessura do lápis e do giz. Esses pontos são chamados pontos gráficos.
O ponto gráfico é o elemento mais simples das expressões gráficas e serve para caracterizar volume, podendo ter formas, dimensões, posições e cores diversas.
O ponto na arte recebe o nome de pontilhismo. É uma técnica saída do movimento impressionista, em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador. Com eles definimos sombras, luz, escala de tons, profundidade e etc.
O pós-impressionismo ou pontilhismo indica a corrente de pintores franceses do final do século XIX. 















































Em breve novas atualizações .
NOVAS FOTOS DO DIA DA EXPOSIÇÃO NO POLO DAS IMAGENS COM A TÉCNICA DO PONTO DAS TURMAS DA MANHÃ E TARDE  SERÃO COLOCADAS AQUI.
O EVENTO OCORREU NO DIA 6 DE MAIO PARA O ALUNOS DA MANHÃ E NO DIA 10 DE MAIO PARA OS ALUNOS DA TARDE.
O EVENTO FOI MUITO BOM DEVIDO A INTERAÇÃO QUE HOUVE JUNTO COM OS ALUNOS DAS OFICINAS DA MANHÃ E DA TARDE DO POLO.
FOI REALIZADO UMA DINÂMICA QUE FEZ COM QUE O ALUNO ATRAVÉS DE UMA  PESQUISA REALIZADA NA HORA DO EVENTO PARTICIPASSE  SOBRE O TEMA DA EXPOSICÃO, E TAMBÉM SOBRE  A HISTÓRIA DA  ARTE E SEUS MOMENTOS ATÉ OS DIAS DE HOJE.
QUEM ACERTAVA AS  PERGUNTAS , GANHAVA UM BRINDE.
AS CRIANÇAS E OS PAIS PRESENTES GOSTARAM MUITO DA IDÉIA E PARTICIPARAM, COM ISSO
ATRAVÉS DE UMA BRINCADEIRA  LÚDICA FIZERAM REFORÇO ESCOLAR .





AS CRIANÇAS RESPONDENDO AS PERGUNTAS DA DINÂMICA NUMA FOLHA.





























MATERIAL DE PESQUISA  PARA RESPONDER  NO EVENTO  NA HORA DA EXPOSIÇÃO.













ESPAÇO CULTURAL CÂNDIDO PORTINARI  DO POLO . 

















PAIS PRESTIGIANDO A EXPOSIÇÃO DE  IMAGENS DA OFICINA DE FOTOGRAFIA. 









PAIS INTERAGINDO COM OS FILHOS.